Em clima de Carnaval, o Cineclube não poderia ficar de fora desse baile de máscaras...
O que você diria se soubesse que Helena de Tróia foi flagrada em pleno baile de Carnaval, na década de 50 - do século XX -, em território nacional - o nosso, brasileiríssimo-?
E mais: divertindo-se muito e provocando muitas risadas com Oscarito e Grande Otelo?
Ao lado, seleção de imagem da tela "Helena de Tróia", de Louis David - Museu do Louvre.
E, em tempo de volta às aulas, uma pequena questão de múltipla escolha.
Brincadeiras ingênuas de salão, apenas.
Ou não.
a) H.G.Wells resolveu 'dar uma espiadinha' na tragédia grega mais conhecida da Antiguidade, que tornou Tróia um mito(redundância, se pensarmos nos 300 de Esparta, o triste fim de Atenas, a tartaruga que aniquilou Ésquilo, etc. Mitos ou... parece que tudo são tragédias gregas, mesmo...). Mas, a máquina do tempo deu 'tilt' e acabou por transportar a mulher mais bela do Mundo(Antigo, pois as über models estão aí...) para esse nosso país tropical em clima de carnaval das antigas. Abaixo, Foto da máquina construída com base nos esboços de Wells. Não clique: você poderá acioná-la, e mudar o rumo dessa estória.
b)A Curadora do Cineclube abrindo março com humor de comediante de cassinos "a Las Vegas" da década de 80... Trágico, de qualquer maneira... Ando assistindo muito CSI. Mascarade.
c) Eram os deuses astronautas... e resolveram trazer inspiração aos Estúdios da Atlântida - para a produtora de filmes chanchada, não para a cidade principal do Continente Perdido... E transportaram a "eleita" para rivalizar com as vedetes da época de ouro do teatro de revista...
d) "Sessão Nostalgia" do Cineclube apresenta nessa sexta-feira, 04 de março, às 19h30min, o filme "Carnaval Atlântida": com direção de José Carlos Burle e Carlos Manga, os grandes astros da comédia nacional de todos os tempos, Oscarito e Grande Otelo, personificam os 'atrapalhados' que fazem de uma adaptação da tragédia grega, uma grande comédia musical!
e) Dita von Teese, atriz burlesca contemporânea e pin up assumida, personificou a "Bella" grega em outros tons crepusculares, através de um buraco-de-verme ocasionado pela falha do teletransporte da Enterprise, que a trouxe diretamente aos Estúdios da Atlântida brasileira. Dizem as más línguas que James T.Kirk ainda tentou resgatá-la, mas desistiu da beldade ao saber que ela casara com o músico Marilyn Manson. Foto da "Dita".
Como eu disse, brincadeiras ingênuas de salão.
Aguardem novo post em breve, com mais detalhes sobre nossa agenda de Carnaval!
Dariane.