Cineclube no TopBlog Brasil 2012

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sessão Nostalgia & A Mosca

Exibição de Quarta-feira - 30 de novembro de 2011 – 19h
Classificação Indicativa: 14 ANOS

A Mosca – The Fly 
Sinopse - Cientista (Jeff Goldblum) testa maquina de teletransporte de matéria e inadvertidamente permite que uma mosca entre na câmara junto com ele. Quando se dá a reintegração, os resultados são terríveis.

Direção: David Cronenberg, ficção, Estados Unidos, 1986, 100’(min)
Elenco: Geena Davis, Jeff Goldblum, John Getz, Joy Boushel.
Curadoria & Acervo particular – Rafael Hageman

& sobre o filme...
- A Mosca é refilmagem de A Mosca da Cabeça Branca (1958);

- Várias cenas rodadas não foram usadas na versão final do filme. Entre elas, está um teleporte feito por Seth Brundle (Jeff Goldblum) com um babuíno e um gato juntos, resultando em uma criatura híbrida ao término da operação. A outra seria um final alternativo, onde Veronica (Geena Davis) tem outro sonho com seu bebê, desta vez com belas asas de borboleta;

- Seguido por A Mosca 2 (1989), com Eric Stoltz.


Ganhou o Oscar de Melhor Caracterização.

Recebeu duas nomeações ao BAFTA, nas categorias de:
Melhor Caracterização

Melhores Efeitos Especiais


 ...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!



Dariane Labres/DL

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Bela Junie (Une Belle Personne)

Direção: Christophe Honoré; Pais: França; Gênero: Drama; Lançamento: 2008; Duração: 90’

Junie (Léa Seydoux), uma garota de 16 anos, muda de escola durante o ano acadêmico após a morte de sua mãe. Logo se enturma com os novos colegas. A sua beleza chama a atenção dos rapazes e ela começa a namorar um deles, Otto (Grégoire Leprince-Ringuet), antes de se dar conta que está apaixonada pelo professor de italiano, Nemours (Louis Garrel).

Sábado – Dia 19 – 14h30min
Centro Regional de Cultura Rio Pardo
Acervo Particular
Classificação Indicativa: 16 anos


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Olá!
E seguimos a divulgar mais uma programação especial gaúcha, desta vez em Guaíba! Parabéns a toda Equipe   - fissurados por cinema! - e, em especial, ao comprometimento exemplar do organizador, meu antigo colega  docente, Prof. Valmir Michelon.

Dariane Labres/DL




CINEMA
Festival de Guaíba completa uma década

Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema  que nasceu dentro de uma escola estadual, em Guaíba, chega a décima edição consolidando-se  como um dos grandes eventos no Brasil no debate sobre o uso das novas tecnologias no ensino e na produção audiovisual nas escolas. Nos dez , dez longas estão á disposição do público, além de dezenas de curtas.
     A cidade de Guaíba, oficialmente reconhecida no Rio Grande do Sul  em 2011, vem se consolidando também como o berço de novos cineastas. A cada ano mais crianças, jovens e adolescentes vêm produzindo curtas dentro das escolas de nível médio e fundamental e têm no Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba a oportunidade de mostrar seus trabalhos. Referência no Brasil na produção audiovisual nas escolas e na formação de professores,  a décima edição do Festival  acontece de 20 a 26 de novembro de 2011.   Além das mostras estudantis durante a semana, o festival abre espaço para mostras de longas e curtas-metragens.  As palestras e oficinas ocorrem dentro do Seminário Mídia e Educação, voltado a educadores. Nos últimos anos, o Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba  tem recebido  em média 250  trabalhos de todo o Brasil e até do Exterior. Os trabalhos dos alunos serão exibidos na sexta-feira, na Ulbra Guaíba e a mostra alternativa acontece na manhã de sábado, no Instituto Gomes Jardim.
       Os destaques de cada mostra recebem o troféu Gomezito, alusivo ao herói Farroupilha Gomes Jardim, que é patrono do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, que criou o festival em 2002 e também lembra o Cipreste, a árvore símbolo de Guaíba e patrimônio histórico do Estado.  
      O Festival abre no dia da Consciência Negra, 20 de novembro exibindo o curta gaúcho “O Sábia”, de Zeca Britto e do longa brasileiro ‘ Besouro’, de João Daniel Tikhomiroff, ambos abordam a temática do negro.  A abertura contará ainda coma a apresentação de alunos do Projari.
As longas têm espaço especial neste ano. Dez longas estarão disponíveis a escolas e ao público. O festival terá a pré-estréia do filme “Contos Gauchescos” de Henrique de Freitas Lima, baseado na obra de Simões Lopes Neto, traz no elenco consagrados atores da cena gaúcha. A versão para as salas de cinema do projeto Contos Gauchescas, de Henrique de Freitas Lima (de Lua de Outubro e Concerto Campestre)  será exibido no dia 23 de novembro, às 19h30min, seguido de bate-papo com o diretor do filme e os professores João Bosco Ayala Rodrigues e o consagrado escritor gaúcho Altair Martins. O filme tem estreia prevista no cinema para o primeiro semestre de 2012 em cópias 35 mm, marcando o centenário (1912-2012), Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto.
 Entre os longas estão ainda ‘Antes que o mundo acabe’,  dirigido pela gaúcha Ana Luiza Azevedo da Casa de Cinema de Porto Alegre. Outro destaque é “As Melhores Coisas do Mundo”, de  Laís Bodanzky((O Bicho de Sete CabeçasChega de Saudade). Outro destaque do festival é o filme “Dona Emília Sustentável”, de Rubiélson Medeiros , no qual conta a história de uma senhora de 90 anos que faz a sua parte na busca de um mundo melhor. Moradora de uma comunidade de baixa renda em Canoas (30km da capital gaúcha), Dona Emília norteia as suas ações sempre levando em conta o bem estar do coletivo, com a preservação do meio ambiente, passando pela solidariedade e a valorização da terceira idade. 
No festival haverá ainda a pré estreia do  longa “ O Guri", dirigido por Zeca Brito( mesmo diretor do curta “Sabiá´”, (que abre o festival).  No filme,  a maldição do lobisomem paira sobre as terras da fronteira gaúcha. Em tempos de guerra, os homens estão ausentes e as mulheres governam, fatos estranhos começam a acontecer. 
O último longa do festival é o filme de Gustavo Spolidoro  Morro do Céu, realizado no interior  da cidade gaúcha de Cotiporã. Os dois personagens do filme estarão no evento .  
Pelo Cine Sesc estarão disponíveis ao público o longa uruguaio “O Banheiro  do papa” de Cesar Charlone e Enrique Fernadez e a animação “As Aventuras de Azaur e Ismar” de Michel Ocelot (mesmo diretor de “A viagem de Chihiro”), além do curta “A camiseta”, de Hossein Fazeli.  Encerra  a lista de longa disponível às escolas. “Houve uma vez dois verões’, de Jorge Furtado. O curta gaúcho “Mar do Poeta”, de  Alan Mendonça também  será exibido no evento. Integram o elenco os atores guaibenses Araxane Jardim e Loren Alencar.   
Além de longas, a programação contará com mostras de curtas voltados ao público infantil e infanto-juvenil. Todas as atividades são gratuitas e as escolas mais distantes recebem transporte.

SEMINARIO MIDIA E EDUCAÇÃO
Outro destaque do Festival é o Seminário Mídia e Educação, voltado a estudantes e professores. O evento acontece ente os dias 22 a 25 de novembro e contará com palestras e oficinas iniciando na terça com o tema “Vídeo: instrumento de apoio e crescimento“, através dos professores Inêz Kepler e Marta Conceição, da Escola Municipal Anita Garibaldi, Guaíba.  “A Produção de vídeo nas escolas na perspectiva da Pedagogia da Comunicação e da Neurociência será o tema abordado por Josias Pereira  – Professor de comunicação da UFPEL, Mestre em tecnologia e Educação, roteirista, escritor.

 Na quarta-feira, os jornalistas e fundadores da Associação dos Jornalistas Profissionais de Guaíba, Bete Neves e Valdir do Carmo abordam o tema “Uso do jornal como instrumento de mídia na sala de aula”.  Ainda na quarta-feira, o assessor Pedagógico da Inclusão Digital da SMED - Porto Alegre, professor de História e radialista, Jesualdo de Freitas "Alunos são legais com o microfone na mão”.
 Na quinta-feira , o tema  “O Uso das Narrativas dos Videogames em Sala de Aula, será abordado por Mário Antonio Franzo – Graduado em História, Ciências Sociais, Pós-graduado em Filosofia e Sociologia.  “O Perfil do Cineasta da EJA” , também será assunto abordado no Seminário pela professora Roselângia de Carvalho Chaves , da E.M.E.F. Rio Grande do Sul.
 Na sexta-feira, acontece pela manhã a apresentação Institucional e Poket Show do Projeto Artístico e Social da ONG Canta Brasil do Bairro Mathias Velho de Canoas. Pela tarde , Vivências de tecnologias Sociais (Educação, Dança e Vídeo) “ONG CANTA BRASIL”. Pela tarde, na atividade na 12ª CRE, acontece Oficina de Apresentação Eletrônica com Elena Plocharski e Simone Nunes do NTE, na 12ª CRE, para professores de Matemática e Ciências
O seminário encerra a noite com a apresentação do Projeto da ONG Canta Brasil, pelo cineasta Rubiélson Medeiros. Debate sobre o Documentário “Dona Emília Sustentável”.
Seminário voltado para os educadores, trocarem experiências e debaterem o uso da mídia na educação. Para participar basta preencher e assinar a lista de presença na recepção do evento. Maiores informações pelo telefone 34806056.

PROGRAMAÇÃO- FESTIVAL 2011
                        INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES
Qualquer pessoa pode participar,  inclusive escolas de outros municípios, desde que realize o agendamento. Vagas limitadas. Entre em contato e agende seu grupo para garantir sua participação. Além das atividades da programação oficial, durante a semana do Festival também acontecerá mostras no Colégio Estadual Augusto Meyer e no   I. E. E. Gomes Jardim.
Para participar grupos e escolas devem agendar-se gratuitamente através do telefone (51) 3480.6056 - SME. Atenção: Acesso de grupos somente com agendamento.

DIA 20 DE NOVEMBRO – DOMINGO -Local: Museu Carlos Nobre
19h – Cerimônia de Abertura com apresentações artísticas, exibição do curta-metragem: Sabiá  - Direção: Zeca Brito e do longa-metragem: Besouro  - Direção: João Daniel Tikhomiroff.

DIA 21 DE NOVEMBRO – SEGUNDA- Auditório da Ulbra Guaíba
14h – Exibição de curtas-metragens de animação voltados ao público infantil.
19h30min. – Exibição do curta-metragem: Sabiá  - Direção: Zeca Brito e do longa-metragem: Besouro  - Direção: João Daniel Tikhomiroff.

DIA 22 DE NOVEMBRO – TERÇA-  -Auditório   da Ulbra Guaíba
9h – Exibição de curtas-metragens de animação voltados ao público infantil.
14h – Exibição de curtas-metragens de animação voltados ao público infantil.
19h30min. – Exibição do longa-metragem Antes que o Mundo Acabe - Direção: Ana Luiza Azevedo.

-DIA 23 - QUARTA-FEIRA--Ulbra Guaíba
9h – Exibição do longa-metragem Antes que o Mundo Acabe - Direção: Ana Luiza Azevedo.
14h – Exibição de curtas-metragens da Programadora Brasil voltados ao público infantil.
19h – Apresentação do Coral da SME “Canto e Encanto”.
Exibição do Longa-metragem Contos Gauchescos e debate com o diretor Henrique de Freitas Lima, mediado pelo professores  João Bosco Ayala e Altair Martins

DIA 24 - QUINTA-FEIRA -Ulbra Guaíba
9h – Exibição de curtas-metragens da Programadora Brasil voltados ao público Juvenil.
14h – Exibição do longa-metragem As melhores coisas do Mundo - Direção Laís Bodanzky.
19h30min. – Exibição do longa-metragem As melhores coisas do Mundo - Direção Laís Bodanzky.

DIA 25 - SEXTA-FEIRA-Sala 225 - Campus da Ulbra Guaíba
8h30min. – Mostra Estudantil Juvenil - Categoria Livre
10h – Mostra Estudantil Infantil
10h50min.  – Mostra Estudantil Juvenil - Categoria Animação
13h30min.  – Mostra Estudantil Juvenil – Categoria Ficção
19h – Mostra Estudantil Juvenil - Categoria Propaganda Educativa
19h 25min.  – Mostra Estudantil Juvenil - Categoria Documentário

DIA 26 – SÁBADO- As mostras acontecerão no I.E.E Gomes Jardim e o encerramento Ulbra Guaíba.
9h – Exibição de vídeos da Mostra Alternativa
14h – Exibição dos Curtas-Metragens: Mar Morto – Direção Alan Mendonça  e Morro do Céu – Direção Gustavo Spolidoro. Após a exibição haverá pate papo com diretores e atores dos filmes.
18h – Cerimônia de Premiação e encerramento do Festival


SEMINÁRIO MÍDIA E EDUCAÇÃO
Seminário voltado para os educadores, trocarem experiências e debaterem o uso da mídia na educação. Para participar basta preencher e assinar a lista de presença na recepção do evento. Os professores poderão receber CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, para isso deverão solicitar em sua primeira participação no evento a ficha, que deverá ser apresentada na entrada e saída de cada turno de atividade que participar. No final do evento a ficha preenchida, de forma legível, deverá ser entregue à comissão. O certificado será fornecido pela Secretaria Municipal de Educação para quem participarem de no mínimo 20 horas (quatro turnos das atividades).
A participação em outras atividade da semana do Festival também conta para o certificado.

DIA 22 - TERÇA-FEIRA- Sala 225 - Campus da Ulbra Guaíba
9h – “Vídeo: instrumento de apoio e crescimento“
Inêz Kepler e Marta Conceição – Professoras da E.M.E.F. Anita Garibaldi.
-“A Produção de vídeo nas escolas na perspectiva da Pedagogia da Comunicação e da Neurociência.”Josias Pereira  – Professor de comunicação da UFPEL, Mestre em tecnologia e Educação, roteirista, escritor.
13h30min. – “A Produção de vídeo nas escolas na perspectiva da Pedagogia da Comunicação e da Neurociência.”Josias Pereira – Professor de comunicação da UFPEL, Mestre em tecnologia e Educação, roteirista, escritor.

-“Vídeo: instrumento de apoio e crescimento“-Inêz Kepler e Marta Conceição – Professoras da E.M.E.F. Anita Garibaldi.

DIA 23 - QUARTA-FEIRA - Sala 225 -  Ulbra Guaíba
9h – “O Perfil do Cineasta da EJA” Roselângia de C Chaves – Professora da E.M.E.F. Rio Grande do Sul.
-“Uso do jornal como instrumento de mídia na sala de aula”.Bete Neves – Jornalista e Valdir do Carmo – Professor e Jornalista, integrantes da Associação da dos Jornalistas Profissionais de Guaíba
13h30min. – "Alunos são legais com o microfone na mão" Mídias Escolares: uma ação da Inclusão Digital.Jesualdo de Freitas – Assessor Pedagógico da Inclusão Digital da SMED - Porto Alegre, professor de História e radialista.

DIA 24 - QUINTA-FEIRA - Sala 225 - Ulbra Guaíba
9h – “O Uso das Narrativas dos Videogames em Sala de Aula.”
Mário Antonio Franzo – Graduado em História, Ciências Sociais, Pós-graduado em Filosofia e Sociologia.
-“Vídeo: instrumento de apoio e crescimento“Inêz Kepler e Marta Conceição – Professoras da E.M.E.F. Anita Garibaldi.
13h30min. – “O Uso das Narrativas dos Videogames em Sala de Aula.”Mário Antonio Franzo – Graduado em História, Ciências Sociais, Pós-graduado em Filosofia e Sociologia.
- “O Perfil do Cineasta da EJA” Roselângia de Carvalho Chaves – Professora da E.M.E.F. Rio Grande do Sul.

DIA 25 - SEXTA-FEIRA -Ulbra Guaíba e 12ª CRE (Apenas a oficina das 13h30min.)
9h – Apresentação Institucional e Poket Show do Projeto Artístico e Social da ONG Canta Brasil do Bairro Mathias Velho de Canoas.
13h30min. – Atividade na Ulbra-Vivências de tecnologias Sociais (Educação, Dança e Vídeo)
“ONG CANTA BRASIL”
13h30min. – Atividade na 12ª CRE-Oficina de Apresentação Eletrônica com Elena Plocharski e Simone Nunes do NTE, na 12ª CRE, para professores de Matemática e Ciências. VAGAS LIMITADAS
19h – Apresentação do Projeto da ONG Canta Brasil, pelo cineasta Rubiélson Medeiros. Debate sobre o Documentário ‘Dona Emília Sustentável.

Atividades paralelas
Escola Augusto Meyer- Mostra Alternativa, dia 21; às 14h

Museu Carlos Nobre (agendamento a partir de filmes)

Instituto Gomes Jardim, dia 26,
9h, Mostra Alternativa
13h30min- Exibição o curta Mar do Poeta, de Alan Mendonça e do longa Morro do Céu de Gustavo Spolidoro com a presença dos atores do filme.

OPÇÕES DE FILMES NESTES ESPAÇOS DURANTE
A SEMANA MEDIANTE AGENDAMENTO
“O Banheiro  do papa’ de Cesar Charlone e Enrique Fernadez
‘As Aventuras de Azaur e Ismar’ de Michel Ocelot
 “Houve uma vez dois verões’, de Jorge Furtado.

CURIOSIDADES DO EVENTO-O Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim promoveu em 2002,  o 1º Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema. No final da década de 90, um dos conteúdos inseridos na disciplina foi o cinema. Além de conhecerem a história da Sétima Arte, assistir filmes, como "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore, "Em Busca do Ouro", filmes de Charles Chaplin, entre outros, os alunos aprendiam a planejar um filme, a elaborar roteiros. O primeiro vídeo realizado pelos alunos dentro da disciplina de artes, resgatou a história do cinema da cidade que encerrou suas atividades na década de 70. Assim em 2002, mesmo sem recursos, a ideia do Festival saiu do papel e foi colocada em prática. Além de vídeos feitos nas disciplina de Artes, surgem produções em outras disciplinas, como em Biologia, Filosofia e Administração (com propagandas). A primeira edição abriu espaço para trabalhos realizados por estudantes da escola, nas categorias de documentário, ficção e propaganda e a partir do segundo ano abriu espaço para curtas da cidade e do Estado.
-O compositor guaibense Elson Lemos é autor de gingle do Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba.

Na Tela Grande
A tela grande vai se iluminar
Agora é luz é câmera e ação
Na fantasia vamos viajar
Do documentário até a ficção
Pegue a pipoca e o guaraná
Para embarcar em mais uma viagem
Com roteirista elenco e diretor
Todos deixando a sua mensagem



Venha a Guaíba pra participar
Conte uma história faça uma amizade
No festival de vídeo estudantil
Mostra de cinema da nossa cidade
-O troféu do evento que lembra o Cipreste , todo em madeira, é confeccionado pelo artesão de Guaíba, Wolmi Ghisio. Desde a terceira edição, Ghisio empresta seu talento na confecção do troféu. Cada peça, segundo ele, demora em média um dia de trabalho.

- Guaíba que há quatro décadas   não conta com uma sala cinema , tem há três anos uma opção de filmes na cidade, através da Sala de Cinema Guaíba que funciona no auditório Cine Teatro Gomes Jardim, no Instituto Gomes Jardim. O auditório faz homenagem ao ex-cinema da cidade que encerrou suas atividades em 1977.

 A Sala de Cinema Guaíba  já recebeu neste período mais de quatro  mil e quinhentas pessoas  que assistiram curtas e longas , além de abrigar três edições do Dia internacional de Animação, do Festival Verão Rs de Cinema Internacional  e de atividades do Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba.  Além de oferecer sessões de cinema para alunos da escola e comunidade, proporcionou que outras escolas, grupos  tivessem acesso a Sétima Arte. A Apae Guaíba tem sido uma das beneficiadas com o projeto além dos bairros da cidade que através da Secretaria da Assistência Social tem levado famílias para assistirem filmes no local.
Além de filmes, a Sala de Cinema Guaíba do Instituto Gomes Jardim disponibiliza na Sala Charles  Chaplin uma aula sobre a história  do cinema, com projetores e filmadoras 8mm e 16mm e  filmes  nos dois formatos.
-Marcando o Dia do Cinema Gaúcho, 27 de março, Guaíba deu importante passo para a integração dos apaixonados pela Sétima Arte. Na Sala Charles Chaplin, do Instituto Gomes Jardim, ocorreu   no dia 27 de março de 2011, reunião do Cine Clube Paradiso.   As reuniões acontecem na última segunda-feira de cada mês  no Instituto Gomes Jardim. 
-  O Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba integra   o Guia dos Festivais e Cinema e Vídeo do Brasil, lançado pela Kinofoum.
- O Festival tem a organização do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim  e da Prefeitura de Guaíba através da Secretaria de Educação  e a produção  é da Explorer Produções que surgiu com ex -alunos que participaram desde a primeira edição do festival. O evento tem o apoio  cultural da Celulose  Riograndense, Movimento Pro cultura de Guaíba e Serviço Especializado  DST/Ais-SAE Guaíba,  e tem o apoio da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, Univias, Dia da Animação, Marmotta Som e Luz,  Iecine, Expresso Rio Guaíba,SESC RS, Programa Vida Eu Quero .

CONTATOS  1.    Informação sobre inscrições de vídeos:  (51) 3491.7304 - Explorer Produções(51) 98844721 - Michele Villanova 
2.    Inscrição para Mostras e Seminário: (51) 3480.6056 - SME(51) 9636.1626 - Joana Ferraz 
3.    Informações gerais e Mostras no Gomes Jardim: 
4.    (51) 3480.1328 - I.E.E. Gomes Jardim(51)96167059 - Valmir Michelon

Festival Santa Maria Vídeo e Cinema - SMVC - 05 a 10/dezembro/2011




Olá!
Seguimos em rede de divulgação cineclubista - desta vez, com o Festival de Santa Maria! Release enviado por Juliane Fossatti, produtora cultural e uma de nossas mentoras no cineclubismo riopardense!

Bom cine a tod@s!


Dariane Labres/DL

Os selecionados da Mostra Competitiva do
Santa Maria Vídeo e Cinema 2011
De 05 a 10 de dezembro de 2011 ocorre a décima edição do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC. Com muitas novidades como a transmissão via web, a programação em vários cineclubes e o lançamento de um longa-metragem inédito em Santa Maria, na noite de abertura, o festival consolida a cidade como Pólo Audiovisual.
A partir do tema Recomeçar Sempre e demonstrando sua capilaridade a curadoria do festival selecionou trabalhos de dez estados brasileiros para as Mostras Competitivas. São animações, documentários, ficções e videoclipes, com as mais diferentes estéticas e narrativas, que estarão nas telas do SMVC.
Dos quase 300 inscritos, a Comissão de Seleção programou 11 curtas para a Mostra de Santa Maria e Região, 30 curtas para a Mostra Nacional e 11 trabalhos para a Mostra de Videoclipes.
A seleção deste ano foi realizada por Juliane Fossatti, diretora de produção do festival, produtora cultural, graduada em Relações Públicas pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, e produtora audiovisual; e por Luiz Carlos Grassidiretor cinematográfico e de publicidade, professor universitário e integrante do Fórum Entre Fronteiras (Fórum que reúne produtores audiovisuais do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Grassi é o criador do Festival Regional de Super-8, (realizado na década de 70, em Santa Maria), e diretor de fotografia, sendo seu trabalho mais recente na fotografia o documentário “Jesareko” (co-produção Brasil – Paraguai - Fórum Entre Fronteiras).
Confira a lista de selecionados:
Mostra de Santa Maria e Região
A Grande Sacada
Direção: Diego Lermen de Araujo 
Ficção / 10min 31seg
Às Seis Horas da Tarde
Direção: Helquer Paez 
Ficção / 24min 52seg 
Aluga-se Quarto para Moça
Direção: Joel Cambraia Machado 
Ficção / 20min 
Ares de Inverno
Direção: Matheus de Toledo Panta 
Ficção / 7min 42seg 
Bambola
Direção: Antonio Capellupo e Marina La Rocca Cóser 
Ficção / 1min 26seg
Cedo ou Tarde
Direção: Liciane Brun 
Ficção / 16min / Santa Maria- RS 
Eu Bebo Sim
Direção: Noe Perrando da Silva e Gilberto Rezer 
Documentário / 24min
Homem Arroz
Direção: Fabrício Koltermann 
Ficção / 17min / Restinga Sêca- RS 
Meninice
Direção: Neli Mombelli e Rafael Rigon 
Documentário /2min 18seg
Negócios são Negócios
Direção: Leandro Passos Rodrigues 
Ficção / 13 min 
O Confronto 2: A Vingança
Direção: Marcel Ibaldo 
Ficção / 04min 02seg  

  
Mostra Nacional
A Dama do Peixoto
Direção: Douglas Soares e Allan Ribeiro 
Documentário / 11min /  Rio de Janeiro - RJ 
A Fábula da Corrupção
Direção: Lisandro Santos 
Animação / 08min 15seg  / Porto Alegre – RS
A Fábrica
Direção: Aly Muritiba 
Ficção / 15min /Curitiba- PR 
À Sua Imagem e Semelhança
Direção: Thiago Lira 
Documentário /18min / Recife- PE 
Angeli 24 Horas
Direção: Beth Formaggini  
Documentário / 25min /  Rio de Janeiro- RJ 
Casa Afogada
Direção: Gilson Vargas 
Ficção / 13min 30seg / Porto Alegre - RS 
Café Aurora  
Direção: Pablo Polo 
Ficção / 19min / Recife - PE 
Café Turco
Direção: Thiago Luciano 
Ficção / 18min / São Paulo - SP 
Cedo ou Tarde
Direção: Liciane Brun 
Ficção / 16min / Santa Maria- RS 
Corneteiro Não se Mata
Direção: Pablo Müller 
Ficção / 19min 40seg / Santa Cruz do Sul - RS 
Diga para Minha Família que Estou Preso
Direção: Leonardo Remor e Daniel Eizirik 
Animação / 2min 40seg / Rio de Janeiro - RJ 
Escola de Bambu
Direção: Vinicius Zanotti 
Documentário /15min / São Paulo - SP 
Flash
Direção: Alison Zago 
Ficção / 17min 02seg / São Paulo- SP 
Janela Molhada
Direção: Marcos Enrique Lopes 
Documentário / 22 min / Recife - PE
KinOpoÉTicaS - Katari Kamina
Direção: Pedro Dantas 
Documentário/ 14min 45seg / São Paulo - SP 
Kopeck
Direção: Jaime Lerner 
Ficção /12min 40seg /Porto Alegre - RS 
Melhor Que Aqui
Direção: Eduardo Wannmacher 
Ficção /