Cineclube no TopBlog Brasil 2012

sexta-feira, 30 de março de 2012

Reminiscência & Chocolate para esta Páscoa!

Exibições de quarta-feira – 04 de abril de 2012 - 19h
Classificação Indicativa: 14 ANOS

Abertura com o curta-metragem REMINISCÊNCIA
Sinopse - Reminiscência: lembrança do que a alma contemplou em uma vida anterior, quando, ao lado dos deuses, tinha a visão direta das idéias.
 Direção: Eduardo Nunes, ficção, RJ/Brasil, 2001, 12’(min)
Acervo – Programadora Brasil

&, na sequencia, exibiremos o longa metragem...
CHOCOLATE
Sinopse– baseado no romance homônimo de Joanne Harris, conta como Vianne, uma jovem mãe, e sua filha de seis anos, resolvem se mudar para uma cidade rural da França e abrir uma loja de chocolates – em plena Quaresma. Aos poucos, Vianne consegue persuadir os moradores da cidade a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção. A chegada de um forasteiro transforma a vida de mãe e filha e de todos a sua volta.


Elenco principal: Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina, Peter Stormare, Carrie-Anne Moss, Leslie Caron, John Wood e Victorie Thivisol.


Direção: Lasse Hallström, drama/romance, Reino Unido/Estados Unidos, 2000, 122’(min)
Acervo particular – Dariane Labres
Trailer do filme*... http://www.youtube.com/watch?v=s6ymXMI02X4 *clique na opção CC na barra de ferramentas abaixo do vídeo para ativar legendas e tradução.

...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!
               Auditório do Centro Regional de Cultura Rio Pardo     Entrada Franca

Dariane Labres/DL

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia do Cinema Gaúcho, Agendas Especiais e Sessão Nostalgia - 27 a 29/março/2011!

Terça-feira – 27 de março de 2012 - 09h30min
 Classificação Indicativa: LIVRE

Ciclo de Curtas-metragens produzidos no RS
 Dia do Cinema Gaúcho!

Histórias curtas - As férias de Lord Lucas
Sinopse - Lucas é um menino cheio de imaginação. Ele e a família vão para a praia no verão, mas nestas férias sua irmã só pensa em sair de noite e em um tal de Vítor. Lucas chega a uma conclusão lógica: ela é um vampiro.
Direção: Tatiana Nequete, ficção, RS/Brasil, 2008, 15’(min)

O tamanho que não cai bem
Sinopse - O que acontece quando um anão se apaixona por uma mulher gigante? Muita coisa, provando que na paixão não existem tamanhos. 
Direção: Tadao Miaqui e alunos da Escola Almirante Mota e Silva, animação, RS/Brasil, 2001, 07’(min).


Os óculos do vovô
Sinopse - Composto pelas imagens preservadas do mais antigo filme brasileiro de ficção. Pesquisas indicam que o filme teria originalmente cerca de 15 minutos de duração e contaria a história de um menino peralta que pinta os óculos de seu avô enquanto ele dorme. Ao acordar, o avô leva um susto ao imaginar-se cego e cria uma série de confusões em casa. “Os óculos do vovô” foi produzido pela Guarany Filmes, do empresário Francisco Santos, na cidade de Pelotas (RS). O filme fez parte de um conjunto de produções feitas na cidade que incluía longas, curtas e cinejornais. Dessa vasta produção sobreviveram apenas fragmentos de “Os óculos do vovô” e uma edição do “Santa Maria Actualidades”. 
Direção: Francisco Santos, ficção, RS/Brasil, 1913, 05’(min). 
O mais antigo filme de ficção do Brasil!

Acervo – Programadora Brasil – ver mais no site http://www.programadorabrasil.org.br/


Quarta-feira – 28 de março de 2012 – 14h 
 Classificação Indicativa: LIVRE
Especial de Páscoa*
HOP – Rebelde sem Páscoa(Hop)
Sinopse -  Um coelhinho da páscoa que sonha em ser rockeiro mas que, por pressão da família, sempre teve de viver em função da páscoa. Até que um dia decide fugir de casa e encontra com Fred, um desempregado que, mesmo contra a vontade, passa a acolher o bicho em sua casa. É então que o coelho terá de escolher entre seguir seu sonho e ajudar os familiares em apuros. (in http://www.entretendo.com/hop-rebeldes-sem-pascoa-trailer-elenco-sinopse-e-poster-do-filme-do-coelhinho-da-pascoa/)
Direção: Tim Hill, animação/comédia, Estados Unidos, 2011, 96’(min)
Acervo particular – Profª Márcia Gatelli

*A Profª Márcia Gatelli disponibilizou exibição aberta ao público deste filme(agenda especial de sua turma do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves no Projeto Hora do Conto – Biblioteca Pública Infantil Marina de Quadros Rezende & Centro Regional de Cultura Rio Pardo, em parceria com Cineclube). O Cineclube sente-se privilegiado com essa disponibilidade e parceria!

Quarta-feira – 28 de março de 2012 – 19h 
Classificação Indicativa: LIVRE
Sessão Nostalgia em Especial de Páscoa

MARCELINO, Pão e Vinho(Marcelino, pan y vino)
Sinopse -  baseado no livro de José María Sánchez Silva, conta  a história de um menino órfão criado por monges, seu amigo imaginário e a experiência de um milagre!
Direção: Ladislao Vajda, drama, Espanha/Itália, 1955, 91’(min)
Acervo particular – Luiz Juarez L. de Oliveira

Quinta-feira – 29 de março de 2012 – 19h 
 Classificação Indicativa: LIVRE
Reprise a pedido do público!

O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera)
Sinopse -  Nos subterrâneos de um grande teatro, um homem esconde sob a máscara todo o poder da arte da música, seduzindo uma bela jovem como um Anjo da Música. 
Roteiro de Andrew Lloyd Webber e Joel Schumacher, baseado em novela de Gaston Leroux. 
Direção: Joel Schumacher, EUA/Reino Unido, 2004 , 143’(min).
Acervo particular – Mari Ana Diniz

... "porque os filmes foram feitos para serem vistos"...

Dariane Labres/DL

quarta-feira, 21 de março de 2012

Informe de nova data para "Bollywwod Dream..." & nesta quarta, 21 de março, teremos "Quem quer ser um Milionário"

INFORME
- Por problemas técnicos, nas últimas horas, não poderemos exibir nesta quarta-feira, 21 de março, o filme “Bollywood Dream...”. Pedimos desculpas ao nosso público, e informaremos da nova data de exibição em breve.
Assim, uma sessão alternativa segue abaixo... Bom cine a todos/as!

Exibição de Quarta-feira - 21 de março de 2012 – 19h Classificação Indicativa: 14 ANOS

Quem Quer Ser Um Milionário(Slumdog Millionaire)
Sinopse - Jamal Malik tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a   experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire? . No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.



Direção: Danny Boyle, drama, Estados Unidos/Inglaterra, 2009, 120’(min)
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup.



Acervo& Parceria – BOX Vídeo Locadora

Mais sobre o filme...

*Premiações: 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Direção e Roteiro Adaptado, entre outros prêmios Globo de Ouro e BAFTA


*Quem Quer Ser Um Milionário é uma produção norte-americana, mas que se apropria muito bem da linguagem, da cultura local e dos seus atores. Dirigida por Danny Boyle (A Praia), o filme tem na sua edição de cortes rápidos e numa criativa adaptação de roteiro os seus maiores méritos.

*O orçamento de Quem Quer Ser um Milionário? foi de US$ 15 milhões e o filme arrecadou US$ 377 milhões nas bilheterias.

*Quem Quer Ser Um Milionário tem os seus méritos. Primeiramente por elevar uma produção independente ao status de Melhor Filme no Oscar, o que não é pouca coisa. E segundo por obrigar Hollywood a buscar em culturas não-americanas – ainda que mostrando de forma americanizada – referências para suas histórias e roteiros. Será que finalmente Hollywood descobriu que o mundo não se limita aos EUA? Esperamos que sim.


Curiosidades como...
*Os cachês dos três atores mirins que protagonizam o filme foram depositados em um fundo, para que sejam apenas retirados quando completarem 16 anos. Além disto os produtores se responsabilizaram pela contratação de um motorista que os levará ao colégio todos os dias até que cheguem à mesma idade;

*Cerca de 20% dos diálogos do filme são em hindi.
O hindi (ou híndi) é uma língua indo-ariana, derivada do sânscrito e falada por 70% dos indianos, principalmente no norte, centro e oeste da Índia.( http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_hindi)

...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Dariane Labres/DL

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cineclube traz "Bollywood Dream..." na noite de 21 de março! Parceria em rede - Campanha Compacto.Cine - DF5

Exibição de quarta-feira – 21 de março de 2012 - 19h
Classificação Indicativa: LIVRE

 
Sinopse – Três atrizes brasileiras decidem tentar a sorte em Bollywood, indústria cinematográfica da Índia, mas uma vez inseridas no coração da cultura e mitologia indiana, seus sonhos se modificam no contraste entre o oriente e o ocidente, o ancestral e o novo, entre os valores individuais e coletivos.

Direção: Beatrice Seigner, ficção, Brasil/Índia/Estados Unidos, 2010, 85’(min). 


E intercalado com o enredo, temos a oportunidade de ver algumas performances de Bhavana Rhya, a incrível dançarina Odissi brasileira.

(Ibirá Machado,26/outubro/2009,


Acervo em parceria/rede cineclubista
– Campanha Compacto.Cine – DF5
Responsável: Thiago Dezan
Responsável Sul: Marcelo Cabala e Francine Nunes

Compacto.cine é o novo modelo de distribuição adotado pela DF5, onde serão lançados longas e curtas metragens independentes...através de links disponibilizados para baixar e gravar em dvd os audiovisuais. Os lançamentos pretendem  atingir coletivos, cineclubes e pontos exibidores por todo país, para isso serão trabalhadas campanhas específicas por lançamento e também será feito contato direto com os exibidores, garantindo a participação  de um número maior de cines.

A primeira experiência do projeto acontece durante o Grito Rock,  aproveitando toda mobilização que perpassa a rede durante o carnaval. Bollywood Dream (www.bollywooddream.com.br),de Beatriz Seigner, foi o filme escolhido para iniciar a saga de lançamentos DF5 em 2012


...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Dariane Labres/DL

sexta-feira, 9 de março de 2012

A Ostra e o Vento - uma ilha, seu farol e um mistério...

Exibição de quarta-feira – 14 de março de 2012 - 19h
Classificação Indicativa: 12 ANOS
Sinopse – A jovem Marcela vive com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel em uma ilha. Seu único contato com o mundo exterior acontece por intermédio dos quatro marinheiros que, regularmente, levam provisões aos ilhéus. A vida de Marcela segue tranquila, protegida pelas palavras de Daniel, que a ensina a ler e é sua fonte de ternura e conhecimento, e pela severidade do pai, que quer mantê-la a salvo do resto do mundo. Quando a menina se torna adolescente, porém, começa a sentir o aflorar de sua sexualidade e o desejo de viver intensamente. (http://www.programadorabrasil.org.br/filme/1036/)

Elenco: Lima Duarte, Leandra Leal, Fernando Torres, Floriano Peixoto, Castrinho e Debora Bloch
Direção: Walter Lima Jr., ficção, CE/Brasil, 1997, 116’(min).
Acervo – Programadora Brasil

Saiba mais...
Inspirado no romance homônimo de Moacir C. Lopes, A ostra e o vento guarda do livro muitas das características literárias do realismo fantástico em que se acomoda a trama(...)
O que se segue é a história passada de um triângulo amoroso entre o faroleiro José (Lima Duarte), sua filha Marcela (Leandra Leal, com apenas 13 anos, em sua estreia no cinema) e um terceiro elemento. Há o vento, com quem a menina, privada de conhecer o mundo pela possessão e autoritarismo do pai, tem uma espécie de caso. E há também o jovem Roberto (Floriano Peixoto), que ao longo da história mostra não ser o que aparenta. Walter Lima Jr. explora no filme a relação quase incestuosa entre José e Marcela, cuja raiz está no passado amoroso do pai com a mãe da menina. Explica também por que ela se refugia na fantasia de uma relação quase carnal com a natureza, único elemento em que se sente acolhida.
(...)
A ostra e o vento não é apenas um exemplo de virtuosismo narrativo. É também uma comprovação de que o cinema brasileiro sempre teve muito a oferecer do ponto de vista técnico e formal.
(Alessandro Giannini,


               ...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!
  
Dariane Labres/DL


quinta-feira, 1 de março de 2012

Informe de dia/hora do Cine & 1ª exibição em 2012: PACIFIC

INFORME -  as exibições fixas semanais passam a ser nas quartas-feiras, 19hAs agendas especiais continuam disponíveis em turnos/horários diferenciados.

Exibição de quarta-feira – 07 de março de 2012 - 19h
  Classificação Indicativa: LIVRE

PACIFIC
Sinopse - Uma viagem de sonho em um cruzeiro rumo a Fernando de Noronha. As lentes dos passageiros captam tudo a todo instante. E eles se divertem, brincam, vão a noitadas. Desfrutam de seu ideal de conforto e bem-estar. E, a cada dia, aproximam-se mais do tão sonhado paraíso tropical... (www.pacificfilme.com)

Direção: Marcelo Pedroso, documentário, PE/Brasil, 2009, 72’(min).
Acervo Cineclube – disponibilizado pela Produtora Sabrina Luna

 Re-visitando este oceano de imagens:

*Pacific retoma uma das qualidades essenciais e mais clássicas do cinema: criar um universo crível e transitável, e nos dar a chance de realmente nos instalarmos nele por um determinado período de tempo. (Fábio Andrade, Janeiro de 2010, http://www.revistacinetica.com.br/pacific.htm)

*Pacific gerou uma interessante troca de correspondências  entre Marcelo Pedroso e o crítico e pesquisador Jean-Claude Bernardet que trouxe à tona questionamentos sobre ética documental, padrões estéticos, espetáculo, encenação e a transposição do privado ao público.

A questão era que me interessava o ato fabulatório espontâneo, a orquestração de signos que irrompe no ato corriqueiro de registrar momentos que lhes são importantes. A seleção desses momentos e as narrativas ligadas ao desejo, à memória, à visibilidade. Quem eu sou é como eu quero ser visto.


          Bom cine a todos/as!
...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Dariane Labres/DL