Cineclube no TopBlog Brasil 2012

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Matinê de Julho, Comédia em Agosto e Informe Especial de 3º Cinema, Cultura & Gastronomia/2012


Dia 29 de Julho – domingo em matinê – 15h30min
Classificação Indicativa - LIVRE
 
Sinopse: No Verão de 1979, um grupo de amigos na pequena localidade de Ohio, testemunham um catastrófico desastre de comboio enquanto filmavam um filme em super 8 e depressa se apercebem que afinal não foi um acidente. Pouco depois, invulgares desaparecimentos e situações inexplicáveis começam a ocorrer e as entidades locais tentam descobrir a verdade – algo mais aterrorizador do que alguma vez se tinha pensado. (mais em http://www.super8-movie.com/intl/br)


Direção: J.J. Abrams, ficção, Estados Unidos, 2011, 112’(min)

Acervo & Parceria 
GOLDVIDEO Video Locadora



 Dia 1º de Agosto – quarta-feira – 19h
Classificação Indicativa – 14 ANOS

COMÉDIAS CONTEMPORÂNEAS
Sinopse: curtas-metragens que utilizam o humor para discutir situações do dia-a-dia, amores e sonhos – 40’(min)
Acervo – Programadora Brasil  http://www.programadorabrasil.org.br/programa/200/ 

O PODEROSO CHEFÃO EM EVENTO ESPECIAL!
 
Na 3ª edição do evento Cinema, Cultura & Gastronomia, o clássico do diretor Francis Ford Coppola será exibido no dia 10 de agosto, às 19h. Na sequência, o já tradicional jantar(por adesão) do evento contará com cardápio especial e sorteio do livro no qual o roteiro do filme foi baseado. Reservas de ingressos para o jantar podem ser feitas na secretaria do Centro Regional ou com membros da Diretoria. Acervo & Parceria - BOX Video Locadora. Ingressos para o jantar a R$25,00 na Secretaria do Centro Regional  a partir de segunda-feira. Acompanhe a divulgação deste evento...

...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Auditório do Centro Regional de Cultura Rio Pardo  - Entrada Franca

Dariane Labres/DL

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MATINÊS DE DOMINGO EM FÉRIAS DE JULHO


                               
INFORME: a exibição da Sessão Nostalgia de 25 de julho será transferida para próximo mês, devido à utilização do Auditório para curso nesta noite
 _______________________________________

O MÁGICO DE OZ(The Wizard of Oz)       Dia 22 -  15h30min – Classificação Indicativa LIVRE

Sinopse - Em Kansas vive Dorothy Gale (Judy Garland), uma menina órfã de 11 anos que vive na fazenda dos seus tios Henry e Em. Com seu cãozinho Totó, ela enfrenta um furacão e acaba por viver uma aventura no mágico mundo de...OZ! Baseado no livro infantil de L. Frank Baum.

Direção: Victor Fleming, musical/fantasia, Estados Unidos, 1939, 101’(min)
Acervo & Parceria – BOX Video Locadora http://www.boxvideolocadora.com.br/





SUPER 8             Dia 29  -  15h30min – Classificação Indicativa LIVRE

Sinopse - No Verão de 1979, um grupo de amigos na pequena localidade de Ohio, testemunham um catastrófico desastre de comboio enquanto filmavam um filme em super 8 e depressa se apercebem que afinal não foi um acidente. Pouco depois, invulgares desaparecimentos e situações inexplicáveis começam a ocorrer e as entidades locais tentam descobrir a verdade – algo mais aterrorizador do que alguma vez se tinha pensado.

Direção: J.J. Abrams, ficção, Estados Unidos, 2011, 112’(min)

Acervo & Parceria – GOLDVIDEO – Video Locadora




...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Auditório do Centro Regional de Cultura Rio Pardo 
Entrada Franca

Dariane Labres/DL


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Première & Filmes de Férias em Julho/2012


PREMIÈRE 2012 DA ESCOLA FORTALEZA
 
            Na manhã deste dia 10, a E.E.E.M. Fortaleza realizou a primeira exibição de seus mais recentes curta e média-metragem do Projeto Escola em Foco: a ficção O Tempo Não Pára e o documentário A Importância da Extração da Areia no Rio Jacuí. Em breve, será disponibilizada agenda destas produções para o público. Parabéns a toda Equipe da Escola Fortaleza por esta iniciativa que valoriza ainda mais a cultura do cinema e a parceria com o cineclubismo em Rio Pardo! Agradecemos em especial aos incentivadores desta ações com o Cineclube, Diretor Airton Zambarda e Prof. Antônio Petry. Na foto, momento do debate.

FILMES DE FÉRIAS – JULHO

-DIA 18 - quarta-feira 19h - Classificação Indicativa: 14 ANOS

QUASE DOIS IRMÃOS

Sinopse - Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. "Quase Dois Irmãos" mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas. Através de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho, o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também através da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos. Hoje, começa um novo ciclo: Miguel tem uma filha adolescente, que fascinada pelas favelas e pela transgressão, se envolve com um jovem traficante.

Direção: Lúcia Murat, ficção, RJ/Brasil, 2004, 102’(min)
Elenco principal: Werner Shünemann, Antônio Pompeo, Caco Ciocler, Flávio Bauraqui, Maria Flor, Fernando Alves Pinto, Babu Santana, Renato de Souza, Marieta Severo, Luiz Melodia

Acervo – Programadora Brasil http://www.programadorabrasil.org.br/filme/354/
_____________________________

- Dia 22 – domingo em matinê – LIVRE
O MÁGICO DE OZ(The Wizard of Oz)
Sinopse - Em Kansas vive Dorothy Gale (Judy Garland), uma menina órfã de 11 anos que vive na fazenda dos seus tios Henry e Em. Com seu cãozinho Totó, ela enfrenta um furacão e acaba por viver uma aventura no   mágico mundo de...OZ! Baseado no livro infantil de L. Frank Baum.

Direção: Victor Fleming, musical/fantasia, Estados Unidos, 1939, 101’(min)

Acervo & Parceria – BOX Video Locadora



E mais... dia 25, Sessão Nostalgia especial e, dia 29/domingo, SUPER 8!

Mais sobre o Cineclube no blog http://cineclubeculturajc.blogspot.com/

...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Auditório do Centro Regional de Cultura Rio Pardo  - Entrada Franca
  
Dariane Labres/DL

Plano Estadual de Cultura/RS


Ois!

Segue divulgação, via rede cineclubista Circuito RS de mailing por Rodrigo Bouillet(Cine Mais Cultura).


Debate sobre o Plano Estadual de Cultura registra grande participação em Porto Alegre

11.07.2012
Mais de 200 pessoas, entre artistas, agentes culturais, educadores, produtores e gestores lotaram o Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), nesta quarta-feira (11), em Porto Alegre. O grupo apresentou contribuições sobre o planejamento de longo prazo para o Plano Estadual de Cultura, iniciativa até então inédita no Rio Grande do Sul.
Comunidade cultutral participou ativamente dos Diálogos Culturais em Porto Alegre- Foto: Camila Domingues
A atividade denominada Diálogos Culturais CDES-RS  foi organizada conjuntamente entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) e a Secretaria do Estado da Cultura (Sedac), foi a última da série de eventos Diálogos Culturais, promovidos para assegurar a participação social no processo de construção do Plano.
A importância do papel do Estado na promoção da cultura popular sul-rio-grandense foi o centro da convergência entre as manifestações. Os 10 colegiados setoriais da cultura, vinculados à Sedac, entregaram relatórios com contribuições para os diversos componentes culturais. Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Memória e Patrimônio; Museus; Música; e Teatro, foram segmentos representados na atividade manifestando suas impressões sobre o Plano e reivindicaram demandas.
Secretário Assis Brasil destacou a singularidade da cultura no RS- Foto: Camila Domingues
Novo momento para a cultura no Estado
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, afirmou a compreensão do Governo Estadual de que a gestão pública deve atuar como fomentador para a valorização da cultura estadual, conciliando os elementos étnicos que compõem a sua diversidade. “Convocamos a sociedade a participar ativamente desse processo, independente de partido ou posição. Queremos que o Plano Estadual de Cultura seja ponto de união entre diversas tendências ideológicas”, explicou.
Participação e transversalidade
“A população recentemente pediu maior apoio à cultura e mais participação da sociedade. Hoje tivemos aqui as duas coisas: cultura e participação social. Mais do que isso, estamos consolidando uma cultura de participação, fundamental para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural do Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário do CDES-RS, Marcelo Danéris, que coordenou a atividade.
Secretário Adjunto Jéferson Assumção sintetizou as diretrizes do Plano Estadual de Cultura- Foto: Camila Domingues
Uma síntese do texto-base do Plano Estadual de Cultura foi apresentada pelo adjunto da Sedac, Jéferson Assumção. Esclareceu que o documento vem sendo construído desde o ano passado e continua em fase de elaboração. “O Plano Estadual da Cultura é o instrumento para a atuação do Estado como indutor e promotor da cultura popular no Rio Grande do Sul”.
A universalização do acesso à arte, a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico e o aumento da capacidade de expressão são diretrizes do texto. Descentralização dos instrumentos de políticas culturais, intercâmbio de experiências e dispositivos para intensificar a participação social também são elementos abarcados pelo Plano Estadual da Cultura.
Os cidadãos que desejam participar podem encaminhar sugestões para o e-mailplanodecultura@sedac.rs.gov.br até 27 de julho. A série de atividades nas localidades do Estado que iniciaram, em maio, em Santa Maria, encerrou com o evento desta quarta, na Capital, após percorrer várias regiões.
RS duplica recursos para o setor
É recente no País a compreensão de que a área da cultura deve ser planejada estrategicamente no longo prazo, destacou Assumção. “O Estado deve ser capaz de fomentar o desenvolvimento e a promoção da cultura popular, contemplando seus variados elementos. Queremos valorizar os costumes e as tradições, estimulando também a criatividade e a inovação”, esclareceu.
O secretário Assis Brasil lembrou do novo momento da Sedac com a duplicação dos recursos por parte do Governo Estadual. Além de agradecer as contribuições manifestadas no Diálogos Culturais CDES-RS, ele lembrou que cerca de R$ 25 milhões foram disponibilizados por meio de editais para a promoção da cultura no RS, em termos de apoio a atividades e criação de espaços culturais.
Texto: Stela Pastore
Edição: Asscom Sedac
________
Dariane Labres/DL

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cartaz/flyer do Cineclube


Ois!

Divulgando nosso cartaz/flyer: design by Magno Ferreira, da OSCIP Associação Viver e Aprender de Rio Pardo/RS.

Suas sugestões constroem e aperfeiçoam nosso espaço cineclubista! Estamos repensando o logo, então, participe deste processo e deixe suas dicas no blog!

Afinal, ... os filmes foram feitos para serem vistos...

Salud!


Dariane Labres/DL


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Abertura do Ciclo para Férias de Julho - 2012



Quarta-feira –  11 de julho de 2012 - 19h 
Classificação Indicativa: 14 ANOS
 COMÉDIAS CONTEMPORÂNEAS 

Sinopse – curtas-metragens que utilizam o humor para discutir situações do dia-a-dia, amores e sonhos – 40’(min)

Acervo – Programadora Brasil

SESSÃO HIP HOP*
Quinta-feira –  12 de julho de 2012 - 19h 
Classificação Indicativa: LIVRE

Convite especial a toda comunidade Hip Hop riopardense!

BRASILECO HIP HOP

Sinopse - curta-metragem com temática ambiental gravado no Jardim Botânico de Porto Alegre/RS – 3’9”(min/seg)
Acervo & Parceria – Mostra do 3º Circuito Tela Verde
 *Debate mediado e com apresentação por b-boys riopardenses.

...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Auditório do Centro Regional de Cultura Rio Pardo  - Entrada Franca


Dariane Labres/DL