Cineclube no TopBlog Brasil 2012

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Informes de novo dia/hora do Cine & Agenda para 1º de maio/2011

Informes: novo dia e horário de exibição
·      A partir de JUNHO, as exibições noturnas acontecerão nas quartas-feiras, 19h, para readequar com o fluxo e solicitações do público.
·       Sessão Nostalgia – filmes e seriados clássicos nacionais e hollywoodianos, na última quarta-feira de cada mês
·      Sessão Matinê – exibições de Classificação Indicativa LIVRE para todos os públicos, no 2º e 4º domingo de cada mês
·      Agenda Especial para Colégio Nª Srª Auxiliadora nessa quinta-feira, 09h, com exibições de curtas-metragens de animação para todas as idades. Aberta ao público.
·      Nessa sexta-feira, dia 27, não teremos exibição. Transferida para a quarta-feira.

Exibição de quarta-feira – 1º de junho – 19h  Classificação Indicativa:LIVRE
          
Baseado na vida do médium Francisco Cândido Xavier e suas experiências de contato e psicografia com os ‘espíritos amigos’
Sinopse Desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio. Ao crescer, ele (Angelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes) e acusações de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido. Já envelhecido, Chico (Nélson Xavier) participa do programa de TV "Pinga-Fogo", onde fala sobre sua trajetória de vida e questões do espiritismo. Através dele conhece Orlando (Tony Ramos), diretor de imagem do programa, que é ateu. Ele e sua esposa Glória (Christiane Torloni) sofrem devido a perda do filho, Tomás, morto quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Agora o casal precisa decidir se irá agir no processo que pode condenar o responsável pela morte de Tomás.(in www.adorocinema.com/filmes/chico-xavier).  


Direção:Daniel Filho, drama/biografia, Brasil, 2010, 125´(min)
Roteiro: Marcos Bernstein, AC – baseado na obra “As Vidas de Chico Xavier”, do jornalista Marcel Souto Maior.
Elenco principal: Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Matheus Costa,Tony Ramos, Christiane Torloni, Giulia Gam, Letícia Sabatella, Luis Melo, Pedro Paulo Rangel, Giovanna Antonelli, André Dias, Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cassio Gabus Mendes



Acervo & Parceria – GOLDVIDEO Vídeo Locadora

Bom Cine a tod@S!
Dariane Labres/DL

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sessão Nostagia apresenta Fort Apache - Agenda de 20 de maio/2011 - 19h30min

Sessão Nostalgia  apresenta...
 Fort Apache – Sangue de Heróis

Exibição de sexta-feira - 20 de maio – 19h30min 
Classificação Indicativa: LIVRE

Sinopse – O filme faz referências a episódios sangrentos da guerra da cavalaria estadunidense contra os índios, em especial à derrota do General Custer na Batalha de Little Bighorn e o massacre de Fetterman, em 1866. Após o fim da Guerra Civil Americana onde combateu e após ter sido adido militar na Europa o veterano e respeitado tenente-coronel Owen Thursday(Henry Fonda) é enviado para o Fort Apache, um posto avançado da cavalaria, até então sob o comando do capitão Kirby York(John Wayne), que já havia igualmente liderado um regimento durante a guerra e estava qualificado para assumir o comando do forte.  Contrariando os conselhos de Kirby, o coronel organiza um ataque aos índios de Cochise, enquanto sua filha Philadelphia( (Shirley Temple já adulta) inicia romance com um jovem tenente da Academia Militar de West Point. (in http://cinema.sapo.pt/filme/fort-apache/detalhes#sinopse)

Forte Apache ficou famoso como o nome do posto militar onde servia o Cabo Rusty e seu fiel cão pastor alemão Rin Tin Tin, numa famosa série de televisão dos anos 50.
O comandante, considerado arrogante e inexperiente, era um west pointer, egresso daquela famosa academia militar, o que pode ter desagradado algumas autoridades. De certa forma, Ford provavelmente se "redimiria" aos olhos deles e mostraria West Point como um lugar formador de excelentes oficiais no seu filme de 1955The Long Gray Line (br: A paixão de uma vida), com Tyrone Power e Maureen O'Hara, onde conta a história do instrutor Marty Maher, imigrante irlandes que dedicou sua vida a West Point.
Foi um dos primeiros filmes a apresentar uma versão mais autêntica e simpática dos ameríndios (apaches neste filme, sioux nas batalhas verdadeiras). (inwikipedia)

Direção: John Ford, western, Estados Unidos, 1948, 125´(min)

Acervo particular – Sr. Luiz Juarez Leite de Oliveira

Bom Cine a tod@S!

Dariane Labres/DL




quarta-feira, 11 de maio de 2011

Agenda Especial 13 de maio de 2011

Sociedade, costumes & abolição no Brasil
  Histórias da vida real

Exibição de sexta-feira - 13 de maio – 19h30min  
Classificação Indicativa:LIVRE
            Vida de menina
Baseado na obra Minha vida de menina – O diário de Helena Morley (Companhia das Letras, 1998)
Sinopse – A crônica cotidiana de um país que acaba de proclamar a República mas disfarça mal a opressão de sua grande população negra, apesar da abolição formal da escravidão, salta das páginas de um diário que se tornou livro, e do livro que ganhou o cinema. 
Vencedor de seis troféus Kikito no Festival de Gramado (incluindo o de melhor filme), esse longa-metragem é uma adaptação dos diários de Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant. Sob a perspectiva dessa menina de 13 anos, o filme exibe um panorama intimista da vida cultural e familiar da cidade de Diamantina em seu período de decadência econômica nos fins do século XIX. 
Sentimental, mas sem concessões à pieguice, Vida de menina não é apenas um grande filme de época, repleto de cenas marcantes e bem realizadas, mas também o resgate de uma importante obra literária que encantou personalidades como Guimarães Rosa e Elizabeth Bishop.
 
Direção: Helena Solberg, ficção/literatura, RJ/Brasil, 2005, 102´(min)

Elenco: Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh, Camilo Bevilacqua, Lígia Cortes, Maria de Sá, Lolô Souza Pinto, Benjamin Abras, Luciano Luppi

Acervo - Programadora Brasil
  
Bom Cine a tod@S! 
Dariane Labres/DL

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ciclo de Animações - DIA 8 - DOMINGO

Dia 8 de Maio – 16h
Local: Centro Regional de Cultura Rio Pardo

CALANGO LENGO – MORTE E VIDA SEM VER ÁGUA
(Dir: Fernando Miller, RJ, 2008, ani, cor, 35mm, 11’)

Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte como foge o rato do gato.






DAYANE E ZÉ FIRO
(Dir: Marta Kawamura, SP, 2009, ani, cor/pb, vídeo, 11’)

Dayane não tem brinquedos nem amigos, mas como toda criança, quer brincar. Um dia, quando a solidão começava a apertar o coração de Dayane, Zé Firo - o vento menino - veio brincar com ela.













JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA
(Dir: Diogo Viegas, RJ, 2009, ani, cor, 35mm, 12’)

Ao trocar seu burro por uma "macaxeira mágica", Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.














UM LUGAR COMUM
(Dir: Jonas Brandão, SP, 2009, ani, cor, 35mm, 10’)

Em "um lugar comum", como em qualquer praça ou parque, Marina e Zezé se conhecem e juntos plantam uma árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade. O filme acompanha o crescimento das crianças e seus desencontros ao longo dos anos neste mesmo lugar comum.




terça-feira, 3 de maio de 2011

Ciclo Mulheres & Mães - sexta-feira, 06 de maio de 2011

Ciclo Curta-A-Metragem
A mulher que gera dignifica o homem*

  Exibições de sexta-feira - 06 de maio – 19h30min
  Classificação Indicativa: 14 ANOS
            
Place des Victoires
Sinopse – uma mãe(Juliette Binoche) tenta a superação da dor pela morte do filho ao entrar na fantasia predileta do menino: o mundo dos cowboys. O cavaleiro misterioso (Willem Dafoe) que ela encontra pode ser sua salvação.

Seleção dos curtas franceses de “Paris, Je T’Aime
Acervo particular – Inara Moraes
Direção: Nobuhiro Suwa, ficção/drama, França, 2006, 5´(min)

Paris, Te Amo é um longa-metragem de pouco mais de duas horas de duração, composto por dezoito curtas-metragens, dirigidos por famosos cineastas de todo o mundo, que deixam transparecer aqui suas impressões sobre as particularidades da cidade francesa e, principalmente, sobre a fama de ser a capital dos apaixonados. A proposta feita aos diretores foi a de mostrar que, em Paris, o amor está por todo canto. Entre os cineastas convidados estão o brasileiro Walter Salles, Alfonso Cuarón e os Irmãos Coen. Paris é uma cidade formada exatamente por dezoito distritos, e cada um dos dezoito curtas mostra um bairro diferente, seja por meio de uma praça do local, ou por meio de uma estação de metrô.

E do acervo da Programadora Brasil...

Leila para sempre Diniz
Sinopse - A partir de trechos de filmes dos quais participou como atriz profissional, depoimentos de amigos e imagens em Super-8 de um filme sobre ela, o documentário revela flagrantes da intimidade de Leila Diniz. A atriz, que teve sua carreira tragicamente interrompida por um desastre de avião, exerceu grande influência nas gerações dos anos 1960 e 1970, por sua espontaneidade, irreverência e inquietação criativa.
Direção: Mariza Leão & Sérgio Rezende, documentário, RJ/Brasil, 1976, 09´(min)

Uma vida e outra
Sinopse – Nara está grávida. Na dúvida em ser uma boa mãe, a adolescente enfrenta dilemas e sentimentos de uma situação-limite de aborto. Uma situação que sinaliza a erupção da revolta e da vingança, que tem o condão de provocar um choque, abrupto, mas necessário.
Direção: Daniel Aragão, ficção, PE/Brasil, 2006, 17´(min)
Programa/dvd Ventres Livres

Sinopse - mãe e filha envoltas em ventanias de relacionamento. Mas, aos olhos da menina, tudo está bem quando acaba bem! Claro, com a  ajudinha de um  amigo  do mundo da fantasia...
Direção: Marta Kawamura,animação,SP/Brasil,2009,10´(min)

* trecho de monólogo em Réquiem, curta-metragem do programa/dvd Ventres Livres

Bom Cine a tod@S!
Dariane Labres/DL