Sociedade, costumes & abolição no Brasil
Histórias da vida real
Exibição de sexta-feira - 13 de maio – 19h30min
Classificação Indicativa:LIVRE
Vida de menina
Baseado na obra Minha vida de menina – O diário de Helena Morley (Companhia das Letras, 1998) |
Sinopse – A crônica cotidiana de um país que acaba de proclamar a República mas disfarça mal a opressão de sua grande população negra, apesar da abolição formal da escravidão, salta das páginas de um diário que se tornou livro, e do livro que ganhou o cinema.
Vencedor de seis troféus Kikito no Festival de Gramado (incluindo o de melhor filme), esse longa-metragem é uma adaptação dos diários de Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant. Sob a perspectiva dessa menina de 13 anos, o filme exibe um panorama intimista da vida cultural e familiar da cidade de Diamantina em seu período de decadência econômica nos fins do século XIX.
Sentimental, mas sem concessões à pieguice, Vida de menina não é apenas um grande filme de época, repleto de cenas marcantes e bem realizadas, mas também o resgate de uma importante obra literária que encantou personalidades como Guimarães Rosa e Elizabeth Bishop.
Elenco: Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh, Camilo Bevilacqua, Lígia Cortes, Maria de Sá, Lolô Souza Pinto, Benjamin Abras, Luciano Luppi
Acervo - Programadora Brasil
Bom Cine a tod@S!
Dariane Labres/DL
Nenhum comentário:
Postar um comentário