Para este mês de novembro, sendo dia 20 o Dia Nacional da Consciência Negra, nosso Cineclube convida escolas e entidades interessadas em agenda especial de exibição de curtas, médias e/ou longas com a temática "Cultura Africana e Afro-descendente".
Recomendamos, do circuito nacional, ACÁCIO -
em especial o making of e material extra
(classificação indicativa 14 anos)
Segundo longa-metragem da diretora, Acácio tem como protagonista o artista plástico português Acácio Videira, que entre 1918 e 2008 dividiu a vida em três continentes. Nascido em Portugal, Acácio e sua esposa, Maria da Conceição, abandonaram a terra natal para se casar secretamente em Angola. Trinta anos depois, migraram para o Brasil fugindo da Guerra de Independência. A partir da história do casal, o filme interliga os três países e reflete sobre as relações coloniais, a guerra e a memória.
Registros em vídeo e fotos da cultura e ritos dos povos angolanos com os quais Acácio viveu por muitos anos.
Para mais informações sobre o filme, acesse: www.mariliarocha.com
E, de nosso acervo da Programadora Brasil - http://www.programadorabrasil.org.br
Cafundó - Inspirado em um personagem real das senzalas do século XIX, João de Camargo(Lázaro Ramos) é tropeiro e ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 1940, transforma-o numa das lendas que ajudaram a forjar a alma brasileira. 97'
Aruanda - A história de um quilombo, formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo. 22'
E muito mais em animações, ficção, documentários de música!
Nossos horários disponíveis (sempre às quartas-feiras para agendamentos especiais):
- dia 09: noite(a partir das 19h);
- dia 16: manhã(a partir das 09h) e noite(a partir das 19h);
- dia 23: manhã(a partir das 09h) e tarde(a partir das 14h);
- dia 30: manhã(a partir das 09h) e tarde(a partir das 14h).
Agendar com antecedência na Secretaria ou por mail. Nosso acervo encontra-se à disposição para consulta no local, com todas as informações de cada audiovisual.
Dariane Labres/DL