Cineclube no TopBlog Brasil 2012

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Agende-se! Cultura Africana e Afro-descendente em novembro/2011



Para este mês de novembro, sendo dia 20 o Dia Nacional da Consciência Negra, nosso Cineclube convida escolas e entidades interessadas em agenda especial de exibição de curtas, médias e/ou longas com a temática "Cultura Africana e Afro-descendente".

Recomendamos, do circuito nacional, ACÁCIO - 
em especial o making of e material extra
(classificação indicativa 14 anos)
Segundo longa-metragem da diretora, Acácio tem como protagonista o artista plástico português Acácio Videira, que entre 1918 e 2008 dividiu a vida em três continentes. Nascido em Portugal, Acácio e sua esposa, Maria da Conceição,  abandonaram a terra natal para se casar secretamente em Angola. Trinta anos depois, migraram para o Brasil fugindo da Guerra de Independência. A partir da história do casal, o filme interliga os três países e reflete sobre as relações coloniais, a guerra e a memória.
Registros em vídeo e fotos da cultura e ritos dos povos angolanos com os quais Acácio viveu por muitos anos.

Para mais informações sobre o filme, acesse: www.mariliarocha.com

E, de nosso acervo da Programadora Brasil - http://www.programadorabrasil.org.br

Cafundó - Inspirado em um personagem real das senzalas do século XIX, João de Camargo(Lázaro Ramos) é tropeiro e ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 1940, transforma-o numa das lendas que ajudaram a forjar a alma brasileira. 97' 



Aruanda A história de um quilombo, formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo. 22'


E muito mais em animações, ficção, documentários de música!

Nossos horários disponíveis (sempre às quartas-feiras para agendamentos especiais):
- dia 09: noite(a partir das 19h);
- dia 16: manhã(a partir das 09h) e noite(a partir das 19h);
- dia 23: manhã(a partir das 09h) e tarde(a partir das 14h);
- dia 30: manhã(a partir das 09h) e tarde(a partir das 14h).

Agendar com antecedência na Secretaria ou por mail. Nosso acervo encontra-se à disposição para consulta no local, com todas as informações de cada audiovisual.

Dariane Labres/DL

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Informe e Exibições Especiais estrelando Julia Roberts & Dracula em 24 e 26 de outubro/2011

INFORME

             No mês de setembro, em Porto Alegre, tivemos a participação do Coordenador Geral do Cineclube/Secretário da Diretoria do Centro Regional de Cultura, Sr. Celso Meirelles, na mediação do lançamento do road movie A Última Estrada da Praia, com a presença do diretor gaúcho Fabiano de Souza. Clipe da música homônima, de Arthur de Faria & Seu Conjunto, em http://wp.clicrbs.com.br/cineclube/2011/09/12/os-loucos-da-ultima-estrada-da-praia/?topo=13,1,1,,,77.
                     Apoio no circuito de cinema: Cineclube ZH.

EXIBIÇÕES

      Segunda-feira - 24 de outubro de 2011 – 19h   
Agenda Especial Temática “Viagens pela Ásia”
Cinema, Cultura & Gastronomia - Filme+Depoimento+Jantar
                                 
Classificação Indicativa: 12 ANOS

COMER REZAR AMAR (Eat Pray Love)

Sinopse - Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.
(in http://www.adorocinema.com/filmes/comer-rezar-amar)
Direção: Ryan Murphy, literatura/drama, Estados Unidos, 2010, 133’(min)
Elenco principal: Julia Roberts, James Franco,Viola Davis, Javier Bardem

Acervo & Parceria – 
BOX Vídeo Locadora


Exibição aberta/gratuita ao público em geral 
(reservar lugares com antecedência)

Como evento de encerramento da temporada Cinema, Cultura & Gastronomia: jantar (por adesão) no Hotel Recanto do Imperador 
R$ 25,00 (associados do Centro Regional de Cultura) 
R$30,00 (não associados)

– culinária do sudeste asiático, pelo renomado Chef Rafael Jacobi, proprietário do WOK Restaurante em Porto Alegre.
Na ocasião, haverá depoimentos e registros do Chef sobre sua passagem pela Tailândia.


Cinema, Cultura & Gastronomia é uma proposta da Diretoria do Centro Regional de Cultura Rio Pardo para a revitalização e interatividade dos espaços deste centro cultural. Está em sua 2ª edição e será agenda mensal permanente do Cineclube.

 Saiba mais sobre o filme...(site adorocinema)
O filme é baseado no livro homônimo de grande sucesso da jornalista Elizabeth Gilbert;
- A história é baseada em fatos reais vivenciados e relatado por ela, que no filme é interpretada por Julia Roberts.

Saiba mais sobre Bali...(wikipedia)

                    Bali é uma das 13 667 ilhas da Indonésia, bem como uma província daquele país. Integrante das Pequenas Ilhas de Sonda, encontra-se entre as ilhas de Java, a oeste, e Lombok, a leste. A capital provincial é Dempassar. A ilha abriga a quase totalidade da pequena população hindu da Indonésia e é o principal destino turístico do país. É conhecida pelas suas manifestações culturais, como a dança, a escultura, a pintura, o trabalho em couro e metais e a música. Faz parte de um arquipélago com quinhentas e quarenta e sete ilhas distribuidas em nove grandes grupos.

                   A palavra Bali, com a qual a ilha foi batizada no século IX, deriva da palavra Wali. Wali ouWari era o termo com o qual os nativos, que muito veneravam seus deuses, chamavam o ato de adoração. Wali é uma palavra do sânscrito que significa "sacrifício oferecido ao deus", "adoração", "culto" ou "oferenda".
                    Gastronomia típica: pratos à base de arroz, especiarias e sobremesas/doces com frutas.

SESSÃO NOSTALGIA – 26 de outubro de 2011 – 19h

DRACULA - 1ªversão de 1931, com Bela Lugosi

Sinopse – Drácula (Bela Lugosi) é um conde vindo dos Cárpatos que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing (Edward Van Sloan), um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.

Produzido pela Universal Studios, o roteiro adaptou a peça de teatro homônima de Hamilton Deane e John L. Balderston, que por sua vez se baseia no famoso livro de Bram Stoker.
Direção: Tod Browning, horror, Estados Unidos, 1931, 75’(min)
Acervo particular – Luiz Juarez L. de Oliveira

 Saiba mais sobre o filme...(site adorocinema)
- O ator Bela Lugosi não sabia falar inglês na época das filmagens de Drácula. Ele aprendeu suas falas foneticamente, repetindo-as na gravação das cenas do filme.
- Foram rodados simultaneamente dois filmes sobre Drácula, um estrelado por Bela Lugosi e outro em versão espanhola e estrelado por Carlos Villarias e Lupita Tovar. Ambos os filmes dividiram os mesmos sets de filmagens, sendo que o filme de Lugosi era rodado durante o dia e a versão espanhola, que foi lançada no mesmo ano, era rodada à noite.

- Nos créditos de Drácula há uma inversão de papéis. A atriz Joan Standing, que interpreta a personagem Briggs, é creditada como sendo a criada do filme, que na verdade é interpretada por Moon Carroll.
- Drácula foi lançado nos cinemas em duas versões, sendo que uma delas era sem som algum, para ser exibida em salas que ainda não estivessem equipadas com sistema de áudio para filmes.
- A Universal Pictures, produtora do filme, encomendou ao compositor Philip Glass uma nova trilha sonora para Drácula, que foi inserida no filme em seu relançamento em outubro de 1999.
- Seguido por A Filha de Drácula(1936).


...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!
 Dariane Labres/DL

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lendas de Rio Pardo na Semana do Município

Exibição Especial da Semana de Rio Pardo
– 05 de outubro de 2011

Classificação Indicativa: LIVRE

O município histórico de Rio Pardo, “Tranqueira Invicta” na defesa da fronteira sul do Brasil, comemora seus 202 anos nesse 07 de outubro. Promovemos então uma agenda de Cinema + Hora do Conto da Biblioteca Infantil Municipal Marina de Quadros Rezende, com um filme mais do que especial para a cidade!

LENDAS DE RIO PARDO – quatro histórias que fazem parte do imaginário da cidade histórica de Rio Pardo. Produção realizada pelo Projeto Escola em Foco, da Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, com seus estudantes como protagonistas.
Direção: Cícero Garcia, ficção, RS/Brasil, 2009, 45’(min)
Acervo – disponibilizado pela Escola

Manhã:  1ª sessão 09h15min – 2ª sessão 10h15min – apenas filme

Tarde: 13h30min – solenidade em homenagem à patrona da Biblioteca infantil Municipal Marina de Quadros Rezende;
- Sessão única: 15h30minfilme com Hora do Conto

Noite: 19h – apenas exibição do filme – aberta ao público em geral

Escolas e entidades RESERVAR LUGARES COM ANTECEDÊNCIA!

Nosso reconhecimento...

- ao Diretor Prof. Ailton Zambarda, ao Prof. Coord. Antônio Carlos Mota Petry e a toda Equipe da Escola Fortaleza por mais esta parceria que valoriza o talento na produção do audiovisual dos riopardenses!

- ao apoio do Poder Público Municipal na inclusão da agenda da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Rio Pardo, através do Ilmº Secretário Ronaldo Gomes e do Ilmº Secretário Adjunto Rudi Strohschoen Fº e a toda Equipe da Secretaria pelo estímulo por esta interatividade lúdica.

- à iniciativa das Profªs Liana Borges de Castro e Sirlei Lobo pelo Projeto Hora do Conto, parceria do Centro Regional de Cultura com a Biblioteca Infantil Municipal. A agenda especial com a exibição de audiovisuais nacionais fortalece ainda mais esta parceria no Programa Cinema&Educação do Cineclube.

...porque os filmes foram feitos para serem vistos...!

Dariane Labres/DL