Cineclube no TopBlog Brasil 2012

domingo, 14 de dezembro de 2014

Exibição Especial: "2001 - Uma Odisseia no Espaço"

Entrada Franca - sábado - 20 de dezembro - 19h

E, para fechar o ciclo de exibições de Stanley Kubrick Films de dezembro, teremos espaço aberto para debate sobre o filme, cinema, cineclubismo e muito mais - logo após a sessão.

2001 : A Space Odyssey

Sinopse: Desde a "Aurora do Homem" (a 'pré-história'), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito, na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem, HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.(in adoro.cinema.com)

Direção: SK, sci-fi, Reino Unido/Estados Unidos, 1968, 141’(min)

Classificação Indicativa – LIVRE


Acervo Particular - Lucas Cunha


Parabéns, Lucas Cunha & Matheus Zarpellon & Thifany Gabrielli – pela idealização desta proposta e valoração da cultura do cinema e cineclubismo!

Parceria


http://www.boxvideolocadora.com.br/






"... porque os filmes são feitos para serem vistos..."


/Dariane Labres

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dezembro tem Especial de Stanley Kubrick!

Rio Pardo vai poder contar com três excelentes filmes nas noites de sábado, neste mês de dezembro! 

Design/Flyer by Matheus Zarpellon
A SESSÃO STANLEY KUBRICK terá:
- 06/dezembro: 19h – Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)


Sinopse: No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

Direção: SK, sci-fi/drama, Reino Unido/Estados Unidos, 1971, 136’(min)
Classificação Indicativa – 18 ANOS


- 13/dezembro: 19h – O Iluminado


- 20/dezembro: 19h – 2001 – Uma Odisseia no Espaço
A iniciativa é de um grupo de jovens cinéfilos riopardenses - “Cinema & Cultura Rio Pardo”.

Agradecimentos mais do que especiais a Lucas Cunha & Matheus Zarpellon & Thifany Gabrielli – pela idealização e valoração da cultura do cinema e cineclubismo!

Parceria & Acervo





http://www.boxvideolocadora.com.br/




Voluntariado Especial
- Lucas Cunha, acadêmico de História da UNISC

Todas as exibições do Cineclube têm ENTRADA FRANCA!

Fique por dentro em https://www.facebook.com/centroregionaldeculturarp?ref=hl
"... porque os filmes são feitos para serem vistos..."


/Dariane Labres

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

3º Cinema Gourmet traz Candelabro Italiano em Novembro!


O Cinema Gourmet, esperado evento que reúne, na mesma noite, cinema e boa gastronomia, terá sua próxima edição no dia 28 de novembro, sexta-feira, às 19h horas, no Cineclube Cultura Jorge Comassetto do Centro Regional de Cultura. 

O filme escolhido será Candelabro Italiano e, logo após, haverá o tradicional jantar, com gastronomia italiana que ficará a cargo de dois casais de Comendadores: Sr. Denes Colossi e esposa, Srª Mery Colossi; e Sr. Delmar Karnopp e esposa, Srª Dioni Maria Todente.

Os convites para o jantar (por adesão) são limitados e já podem ser reservados na Secretaria pelo fone (51)3731-2285, ao valor individual de R$ 35,00 para associados do Centro de Cultura e R$ 45,00 para não associados.

O Cinema Gourmet é idealizado e organizado pela Diretoria do Centro Regional de Cultura, como proposta de valorização do cinema aliado a eventos sociais.

Candelabro Italiano (Rome adventure) 


Sinopse - cansada da monótona New England, a bibliotecária Prudence Bell parte para Roma em busca de aventura e romance. Lá, envolve-se com um arquiteto de sua idade e um galanteador mais velho. Os dois jovens se apaixonam e iniciam uma viagem pelas mais belas paisagens do norte da Itália... até que Prudence descobre existir uma outra mulher na vida de seu novo amor. Desiludida, ela volta para casa e descobre que o destino sempre reserva uma última surpresa para um coração apaixonado. Uma história romântica que consegue retratar as alegrias e tristezas de se viver um grande amor.
Os pontos fortes de Candelabro Italiano, dirigido por Delmer Daves, são as belezas naturais e arquitetônicas da região e a trilha sonora. Além do sucesso "Al Di La", há um belíssimo tema principal de Max Steiner, que integrou-se ao repertório das cerimônias de casamento.

Direção: Delmer Daves, romance, Estados Unidos, 1962, 119’(min)
Acervo particular – Celso Meirelles
Classificação Indicativa – 14 ANOS

A exibição do filme sempre tem ENTRADA FRANCA.


Acompanhe também em https://www.facebook.com/centroregionaldeculturarp 


"... porque os filmes são feitos para serem vistos..."

/Dariane Labres

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CINE SESC DE RUA NA PRAÇA DA MATRIZ!

 

O Programa CINE SESC DE RUA traz o filme Filé de borboleta e outros causos para Rio Pardo, dia 14 de novembro, sexta-feira próxima, às 20h.

Baseado em textos de Luiz Coronel, o filme conta a história de um boa vida, um conquistador, conhecido das altas rodas da sociedade até o baixo meretrício. Venâncio Gutierrez, vulgo Filé de Borboleta, convive numa pequena cidade do Rio Grande do Sul com os personagens do universo interiorano e do imaginário dos gaúchos: o padre, a beata, o cabo, o coronel, os espertos, as esposas fiéis (e infiéis). 

Filé de Borboleta é o galanteador; o Capitão Caraguatá é um homem de prestígio, que da varanda de sua casa, observa tudo e todos. O Capitão é um grande contador de causos, e empresta o seu olhar, e a sua hospitalidade, para narrar o que viu e o que soube - de fonte segura - sobre a vida de seus concidadãos, a começar pelo seu preferido: Venâncio Gutierrez, o Filé de Borboleta.

O ator Leonardo Machado interpreta a personagem principal, e já esteve no Cineclube Cultura com elenco e produtora para a exibição e debate do filme Em Teu Nome, em setembro de 2010.

Realização: SESC/Santa Cruz do Sul – Coord. Elisângela Eichner - www.sesc-rs.com.br/ 

Apoio: Cineclube Cultura Jorge Comassetto /Centro Regional de Cultura Rio Pardo



"... porque os filmes são feitos para serem vistos..."

/Dariane Labres

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

1º Novembro - Sábado de Halloween - veja as sinopses para votação!


Agende-se!

A partir da meia-noite de hoje, encontra-se aberto o espaço para votação em um filme infantil e outro para adulto, a serem exibidos em 1º de novembro, em duas sessões.

Vote pelos comments do blog, face do Centro Regional de Cultura Rio Pardo

Também pelo mail do Cineclube - cineclubeculturajc@gmail.com

E diretamente, na BOX Video Locadora ou Secretaria do centro cultural.
Confira!

* Público infantil: escolha um destes filmes para ser exibido às 15h

Opção 1: Coraline e o Mundo Secreto (Coraline)
(Classificação indicativa recomendada a partir de 06 anos)

 Sinopse - Entediada em sua nova casa, Caroline Jones (voz de Dakota Fanning) um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.
Direção - Henry Selick, Estados Unidos, animação, 2009, 100'(min)

Opção 2: PARANORMAN
(Classificação indicativa recomendada a partir de 06 anos)


Sinopse - Norman Babcock é um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade.
Direção - Sam Fell, Chris Butler, Estados Unidos, animação, 2012, 93'(min)

Opção 3: FRANKENWEENIE
(Classificação indicativa recomendada a partir de 09 anos)

Sinopse - Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.
Direção Tim Burton, Estados Unidos, animação, 2012, 87'(min)

* Público adulto: escolha um destes filmes para ser exibido às 18h
(Classificação indicativa recomendada a partir de 14 anos - com autorização do responsável)

Opção1: Halloween, O Início (Halloween)

Sinopse - Haddonfield. Michael Myers, aos 10 anos, é atormentado pelos colegas de escola e também por sua família. Para extravasar a raiva o garoto passa a usar uma máscara de palhaço, com a qual tortura e mata animais. Até que, em um Dia das Bruxas, a mãe de Michael é chamada pelo psiquiatra da escola para uma conversa. Um gato morto e fotos exibindo maus tratos com animais são mostrados a ela, sob a alegação de que seriam indícios de que Michael possui distúrbios psicológicos. Ao saber que seria analisado, Michael foge da escola. Já em casa é impedido de sair para comemorar o Dia das Bruxas, pois sua irmã deseja ficar com o namorado. Como vingança, ele mata o casal com facadas. Este ato faz com que Michael seja condenado e permaneça em uma clínica psiquiátrica por 15 anos, período o qual não diz uma palavra sequer e ocupa seu tempo confeccionando máscaras. Até que, na véspera do Dia das Bruxas, Michael consegue escapar, retornando à sua cidade natal para se vingar.
Direção Rob Zombie, Estados Unidos, terror, 2009, 87'(min)


Opção 2: A hora do espanto (original) (Fright Night)


Sinopse - Para o jovem Charley Webster nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite. Assim, quando novos moradores ocupam a casa vizinha a experiência de Charley não deixa nenhuma dúvida de que o comportamento estranho dos novos vizinhos é explicado pelo fato de eles serem vampiros. Charley pede ajuda a Peter Vincent, o apresentador do programa de terror preferido de Charley, mas acontece que Peter, além de covarde, não acredita em vampiros e está neste negócio apenas por dinheiro. Além disto, ele está correndo o risco de passar por louco ao dizer que seus vizinhos são vampiros e, para piorar tudo de vez, a mãe de Charley faz algo que deixa o filho apavorado: ela fica encantada com Jerry Dandrige, um dos vampiros, e o convida para entrar na casa dela.
Direção Tom Holland, Estados Unidos, terror, 1986, 100'(min)

Opção 3: Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist)


Sinopse - Família é visitada por fantasmas, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa, mas gradativamente vão aterrorizando-os cada vez mais, chegando a sequestrar a caçula através do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles busquem a ajuda de uma mulher com poderes mediúnicos.
Direção Tobe Hooper, Estados Unidos, terror, 1982, 120'(min)





Curadoria e Parceria de acervo - 
Matheus Zarpellon

http://www.boxvideolocadora.com.br/



Equipe/Voluntariado Especial

- Dinho Oliveira/Assessoria de Comunicação

&
- Lucas Cunha, acadêmico de História da UNISC

Todas as exibições do Cineclube têm ENTRADA FRANCA
"...porque os filmes são feitos para serem vistos..."

/Dariane Labres

HALLOWEEN 2014 NO CINECLUBE!


1º DE NOVEMBRO – 15h & 18h




Votação dos filmes a partir de hoje, 13 de outubro!

O público escolhe qual filme adulto e qual animação infantil irá assistir: aqui pelo face do centro cultural, mail do Cineclube (cineclubeculturajc@gmail.com) ou diretamente na BOX Videolocadora e na Secretaria do Centro Regional de Cultura!

Curadoria Halloween: Matheus Zarpellon, parceria da BOX Video Locadora





Equipe/Voluntariado Especial: Dinho Oliveira/Assessoria de Comunicação

& Lucas Cunha, acadêmico de História da UNISC


* Público infantil: escolha um destes filmes para ser exibido às 15h
Opção 1: Coraline
Opção 2: Paranorman
Opção 3: Frankenweenie

* Público adulto: escolha um destes filmes para ser exibido às 18h
Opção1: Halloween, o inicio
Opção 2: A hora do espanto (original)
Opção 3: Poltergeist

Acesse sinopses completas e fotos dos filmes para votar a partir desta segunda-feira, 13 de outubro às 00:00(meia-noite)! :)



Toda as exibições do Cineclube têm ENTRADA FRANCA
"...porque os filmes são feitos para serem vistos..."

/Dariane Labres

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CINECLUBE EM TARDE CULTURAL DO MUNICÍPIO 205 ANOS DA CIDADE HISTÓRICA

CINECLUBE EM TARDE CULTURAL DO MUNICÍPIO
205 ANOS DA CIDADE HISTÓRICA 

Na tarde de hoje, duas exibições encantaram o público em 'Casa' lotada: documentário 'Hino Ilustrado de Rio Pardo' e o curta-metragem "A menina que odiava Livros"*

Público total: 139 frequentadores(até 15h30min)!

Agenda especial como parceria para o belíssimo evento que a Equipe das Bibliotecas Municipais de Rio Pardo promoveu, com o apoio do Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Rio Pardo.
Parabéns a todos pela valoração da cultura da leitura!

Abertura especial com a excelente Banda Marcial Pedro Alexandrino de Borba!

Acompanhe algumas  fotos e agenda completa da Programação logo abaixo, com esse  evento que ainda contou com muito mais atrações! 























*A menina que odiava livros (2012) , 7'21''
Título Original: The Girl Who Hated Books
Adaptação do livro homônimo de Manjusha Pawagi e Jeanne Franson
Sinopse: Nina é uma menina que não gostava de ler, porém ela estava cercada por livros, seus pais adoravam ler e tinham livros em toda parte da casa: nos armários, na cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guardas-roupas e até mesmo embaixo da cama.
Toda as exibições e este evento tem ENTRADA FRANCA
"...porque os filmes são feitos para serem vistos..."

/Dariane Labres

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Abertura 8ª Primavera dos Museus - "Os Abas Largas"

Saudações!

A manhã desta segunda-feira, 22 de setembro, começou cedo! 
O efetivo do Centro Histórico Coronel Pillar – CHCP, espaço cultural militar do 1º Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar”, de Santa Maria, chegou bem antes da Casa abrir  ao público, para a montagem da Exposição Fotográfica “Os Abas Largas: 50 anos de uma película” no Memorial do Exército.

Com o Projeto museológico e museográfico da arquivista Maria Candida da Silveira Skrebsky e Sd Lidiane Baumart Nunes, a montagem da expo mobilizou o efetivo de apoio logístico e de arquivo do CHCP, que acompanhou as curadoras.

Emocionantes e motivadoras as palavras de ambas as curadoras, assim como o comprometimento pela ação educativa dos museus e da cultura como um bem de acesso a todos/as, pela Corporação de Santa Maria.

Um riquíssimo material de folders está à disposição de todo público, e lembramos que, tanto a exposição, quanto a exibição do filme, têm entrada franca.

Durante a semana, nos turnos manhã e tarde, o Memorial do Exército estará com Orientação Educativa de integrantes do 2º BPM Gen Pinheiro Machado.

Agradecemos o empenho da Equipe do Projeto Brigada Mirim do 2º BPM Gen Pinheiro Machado ao articular  a distinta participação do CHCP – Centro Histórico Coronel Pillar/Brigada Militar de Santa Maria
Nomeadamente, reiteramos nossos respeitos ao Coordenador do Projeto até a semana anterior, e que iniciou as tratativas de parceria com o CHCP,1º Ten RR Marcos Rogerio Mesquita de Camargo - atualmente em regime de Voluntariado no Projeto; e ao Sgt Sérgio Ricardo Daudt, atual Coordenador do Projeto Brigada Mirim e Sd Carla de Andrades Santos, que representaram o Projeto na abertura.

Em especial, agradecemos o apoio fundamental da Brigada Militar de Rio Pardo, através do Comandante Maj QOEM Paulo Fernando Soares de Nascimento e Capitão Fábio Guiomar Marmitt, presentes na ocasião.

Diretoria da OSCIP Centro Regional de Cultura Rio Pardo foi representada por seu Presidente, Sr. Ciro Oscar de Borba Saraiva, que fez a abertura oficial, e por Sr. José Ernesto Wunderlich(Nanati). 

Nosso muito obrigado, por prestigiar a abertura desta Primavera:

- ao Exmº Prefeito de Rio Pardo, Sr. Fernando Henrique Schwanke;
- a Presidente da UNEAMA - União dos Ex-Alunos Amigos do Auxiliadora, Srª Adir Fanfa Onófrio(Dila);
- ao Coord. do Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Rio Pardo, Sr. Cícero Garcia;
- à educadora da Biblioteca Pública Municipal Ernesto Protásio Wunderlich e Biblioteca Infantil Municipal Marina de Quadros Rezende, Profª Sirlei Lobo Ferreira;
- à midia local, impressa e radiofônica: Jornal de Rio Pardo, Rádio Rio Pardo AM/Grupo Gazeta do Sul e Rádio Mais FM Rio Pardo.

 Na sexta-feira, 26 de setembro, agende-se: duas únicas exibições deste que é um dos primeiros 'faroestes' brasileiros, às 09h e 14h!


Acompanhe alguns momentos...


















"...porque os filmes são feitos para serem vistos..."


/Dariane Labres